(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

ETA anuncia 'desmantelamento' de suas estruturas logísticas


postado em 19/07/2014 20:37

A organização separatista basca ETA anunciou "o desmantelamento das estruturas logísticas e operacionais" utilizadas durante sua campanha armada como mais um passo rumo ao seu completo desarmamento, noticiou o jornal Gara, ligado ao grupo.

O jornal basco citou um comunicado enviado pela ETA, no qual o grupo anuncia "o desmantelamento das estruturas logísticas e operacionais derivadas da prática da luta armada".

O objetivo desta medida é concretizar "o trânsito do ciclo do confronto armado ao confronto democrático", segundo o texto.

A ETA é acusada do assassinato de 829 pessoas na luta armada que manteve durante quatro décadas, nas quais praticou vários atentados a bomba, sobretudo. Seu objetivo tem sido a independência de Euskadi, o País Basco, região situada a nordeste da Espanha e a sudoeste da França.

Em outubro de 2011, a ETA declarou o "fim definitivo" de sua atividade armada e em fevereiro deste ano, observadores internacionais divulgaram um vídeo no qual a organização inutilizava armas de seu arsenal.

No entanto, não se dissolveu formalmente, como pedem os governos da Espanha e da França, que não deram maior transcendência a este gesto.

O governo espanhol se negou até agora a ceder a uma das principais reivindicações da organização: a aproximação dos presos da ETA ao País Basco.

Segundo o Gara, que não citou o ETA diretamente, está sendo criada uma estrutura técnico-logística que terá como objetivo levar a termo "o fechamento verificado dos depósitos de armas".

Neste capítulo de decisões adotadas, o jornal, porta-voz habitual da ETA, também informa que será reforçada a estrutura para as tarefas políticas, "assim como as que têm como meta propiciar conversações entre as diferentes partes para fazer avançar o processo de paz".

Os partidos nacionalistas separatistas bascos aumentaram sua força política nos últimos anos.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)