(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Fonte da inteligência americana confirma que o avião foi derrubado por míssil

De acordo com um alto funcionário da inteligência americana, o MH-17 da Malaysia Airlines foi derrubado por um sistema de míssil terra-ar


postado em 17/07/2014 17:56 / atualizado em 17/07/2014 22:14

(foto: AFP)
(foto: AFP)

Fonte no serviço de Inteligência dos EUA confirmou que o avião da Malaysia Airlines foi derrubado por míssil terra-ar, informou a AFP. No entanto, não está claro quem é o responsável pelo disparo. Analistas de inteligência "acreditam fortemente" que um míssil terra-ar derrubou o avião e estão revisando dados para determinar se o disparo foi feito por separatistas pró-Moscou na Ucrânia, por tropas russas na fronteira ou por forças do governo ucraniano, indicou uma autoridade americana, que não quis ser identificada.

"Estamos trabalhando com todas as probabilidades", disse um alto funcionário. "Mas há poucas dúvidas de que o avião tenha sido atingido por um míssil terra-ar. É nisso que acreditamos fortemente", garantiu.

Até então, a suspeita das autoridades ucranianas era de que o avião tivesse sido derrubado por um sistema antiaéreo Buk, também conhecido como SA-11. O Boeing 777, com 298 pessoas a bordo, caiu perto da cidade de Donetsk, no leste da Ucrânia, que está sob controle de separatistas pró-Rússia

Durante a tarde, o presidente americano Barack Obama já havia se pronunciado disponibilizando todos seus recursos disponíveis para ajudar a descobrir o que provocou a queda. “Essa é a nossa principal prioridade”, afirmou Obama. "Eu direcionei minha segurança nacional para permanecer em contato próximo com o governo ucraniano", afirmou o presidente, acrescentando que "os Estados Unidos vão oferecer toda a assistência que pudermos para determinar o que aconteceu e por quê".

Em uma coletiva sobre o desastre, o primeiro ministro da Malásia, Najib Razak , mencionou o apoio norte-americano na busca por explicações sobre o caso. “Nenhuma história ficará sem ser contada”, disse. Ele ainda garantiu que uma equipe internacional reunirá esforços para investigar o caso e que “os responsáveis serão rapidamente trazidos à justiça”. (Com agências)

Em Detroit, o vice-presidente americano Joe Biden afirmou: O avião foi "aparentemente - e digo aparentemente porque ainda não temos todos os detalhes - derrubado. Não é um acidente".

O avião estava a uma altitude de mais de 30.000 pés (dez quilômetros), no alcance de mísseis de fabricação russa Buk que fazem parte dos arsenais das forças ucranianas e russas.

O voo MH17 da Malaysian Airlines decolou de Amsterdã com destino a Kuala Lumpur. Os controladores aéreos ucranianos perderam contato com a aeronave às 14h15 GMT (11h45 de Brasília), cerca de quatro horas depois da decolagem e a 50 quilômetros da fronteira entre a Rússia e a Ucrânia.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)