(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Cidadela iraquiana entre inscritos no Patrimônio Mundial da Unesco


postado em 21/06/2014 13:16

A Cidadela de Erbil, no coração do Curdistão iraquiano, foi inscrita neste sábado na lista do Patrimônio Mundial da Unesco, anunciou em Doha o comitê desta agência da ONU.

A inscrição da cidade "é um presente que vocês dão a meu povo e a todas as comunidades do Iraque, a todas as cores de meu país, que tanto precisa neste momento de uma nota de otimismo", afirmou o representante iraquianos.

A decisão acontece num momento muito delicado para o Iraque, onde as forças armadas e milhares de voluntários tentam fazer frente à insurgência jihadistas sunitas que em poucos dias assumiu importantes territórios do país.

A Cidadela de Erbil, fortificada, se encontra no topo de uma imponente colina.

O muro contínuo formado pelas fachadas de casas do século XIX dá a impressão visual de uma fortaleza inalcançável que domina a cidade de Erbil. A cidadela tem um traçado de ruas que remonta ao período otomano da cidade.

Erbil é a antiga Arbel, um importante centro político e religioso assírio.

Além disso, a cidade histórica de Jidá (Arábia Saudita), a fábrica Van Nelle em Roterdã (Holanda) e a fábrica de seda de Tomioka, em Gunma (Japão), também foram inscritos neste sábado no patrimônio mundial da Humanidade.

"Jidá foi a partir do século VII um dos portos mais importantes das rotas comerciais do Oceano Índico", destacou a agência da ONU para a cultura e a educação em um comunicado.

"Aqui chegavam as mercadorias com destino a Meca", acrescentou a Unesco, que decidiu conceder a distinção a Jidá, apesar da degradação sofrida por seu tecido urbano sofreu nos últimos 50 anos.

Os 21 membros do Comitê também decidiram declarar patrimônio mundial a fábrica Van Nelle, "um dos estandartes da arquitetura industrial do século XX", construída nos anos 1920 diante de um dos canais de Roterdã.

Já a fábrica de seda de Tomioka, construída em 1872 em Gunma, a noroeste de Tóquio, é um testemunho "da entrada do país no mundo moderno industrializado", explicou o comunicado.

Por fim, o Caminho Inca, uma rede de comunicação terrestre que se estende por seis países da América do Sul, também entrou para o Patrimônio Mundial.

Via de comunicación milenar, o Caminho do Inca uniu extensos territórios situados atualmente na Argentina, Chile, Bolívia, Peru, Equador e Colômbia.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)