(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Kerry defende libertação de soldado Bergdahl


postado em 08/06/2014 12:52

O secretário de Estado John Kerry justificou neste domingo a libertação do soldado Bergdahl, afirmando que teria sido insultante e incompreensível abandoná-lo nas mãos do grupo talibã no Afeganistão, sob o risco de que fosse torturado.

Washington não podia deixar "conscientemente um americano nas mãos de gente que podia torturá-lo e cortar sua cabeça", declarou à rede CNN o chefe da diplomacia, em suas primeiras declarações sobre a troca.

O soldado Bowe Bergdahl ficou sequestrado por cinco anos no Afeganistão, e foi trocado na última semana por cinco militantes talibãs detidos na prisão de Guantánamo.

A operação provocou polêmica nos Estados Unidos, por medo de que os homens voltem a se integrar ao grupo talibã, ao mesmo tempo em que alguns congressistas acusam o soldado de ter desertado.

O FBI confirmou neste domingo que estava investigando ameaças contra a família de Bergdahl.

Sem fornecer detalhes sobre a natureza das ameaças, um comunicado da porta-voz do FBI Jacqueline Maguire indica que os investigadores encaravam com seriedade as ameaças.

"Estamos cientes das ameaças e investigamos junto com as representações de polícia locais", disse Maguire.

"Como é habitual, consideramos seriamente estas ameaças", acrescentou.

Referindo-se aos temores levantados pela troca, Kerry afirmou que tem confiança que os prisioneiros libertados, que assinaram um acordo com o Catar, onde devem permanecer por um ano, respeitarão seus compromissos.

"Se não for o caso, temos os meios para responder", acrescentou.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)