(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Turquia restabelece acesso ao YouTube


postado em 03/06/2014 12:07

As autoridades turcas restabeleceram nesta terça-feira o acesso ao site de vídeos YouTube, cinco dias após a decisão do Tribunal Constitucional, que se pronunciou a favor do levantamento do bloqueio, classificado de violação da liberdade de expressão.

A entidade turca que se encarrega das tecnologias de informação e da comunicação levantou a proibição que esteve ativa por 67 dias e retirou de seu site a notificação da mesma.

O Tribunal Constitucional turco pediu na quinta-feira que o acesso ao site fosse desbloqueado, considerando que a proibição, imposta pelo governo islamita conservador há dois meses, era um atentado contra os direitos e as liberdades dos indivíduos.

O argumento das autoridades turcas para bloquear a página era a segurança nacional, após a divulgação de uma gravação de funcionários de alto escalão turcos na qual se discutia uma intervenção no país vizinho, Síria.

O primeiro-ministro Recep Tayyip Erdogan também havia bloqueado a rede social Twitter em março para evitar que fossem publicadas na internet escutas telefônicas que o envolviam em um grande escândalo de corrupção.

Estes bloqueios, que ocorreram antes das eleições locais, vencidas com folga por Erdogan, são consideradas um passo para atrás na democracia e na liberdade de expressão na Turquia.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)