(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Governo dos EUA divulga e-mail de Snowden para rebater acusação de ex-técnico

NSA afirma que ex-técnico nunca questionou procedimentos e mandou apenas um e-mail com pergunta. Snowden diz ter provas que dizem o contrário


postado em 29/05/2014 17:46 / atualizado em 29/05/2014 18:01

Edward Snowden em entrevista que irritou o governo americano(foto: NBC News/Reuters)
Edward Snowden em entrevista que irritou o governo americano (foto: NBC News/Reuters)

O governo americano divulgou nesta quinta-feira um e-mail escrito pelo ex-técnico da NSA Edward Snowden, em uma tentativa de rebater suas acusações de que teria denunciado internamente a vigilância do governo antes de deixar a agência.

Snowden, hoje exilado na Rússia, afirmou em entrevista divulgada na quarta-feira pela NBC que teria procurado os canais oficiais de denúncia para questionar o sistema de vigilância da Agência de Segurança Nacional. O ex-técnico mencionou um e-mail específico, que teria escrito para o Conselho Geral, relatando sua preocupação.

Como forma de responder, a NSA divulgou o que diz ser a única mensagem de Snowden nos arquivos sobre esse assunto, declarando que o e-mail não prova as acusações. Na mensagem, de abril de 2013, o ex-consultor de inteligência pede uma explicação aos advogados da agência sobre se as ordens do governo se sobrepõem ao estatuto legal. "O e-mail não apresentou alegações ou preocupações sobre infrações ou abusos, mas levantou uma dúvida sobre um tema legal", declarou o porta-voz da Casa Branca, Jay Carney, acrescentado que não há registro de mensagens posteriores.

Além de não ser possível checar essa informação, não há como saber se mensagens foram enviadas para outros setores. A Casa Branca insiste que existiam diversos caminhos para o questionamento das atividades da NSA por parte de Snowden, que acabou vazando milhares de documentos secretos para a imprensa.

O ex-técnico garantiu na entrevista que há cópias de seus e-mails, e que a resposta, "em uma linguagem burocrática, foi 'Você deveria parar de fazer perguntas'."

Snowden também revelou que aceitaria uma anistia ou indulto, e que tem vontade de retornar ao seu país um dia. Insistiu, no entanto, que seu ato foi patriótico, por revelar medidas que infringiam a Constituição americana.

O governo considera que Snowden só é bem-vindo se for para prestar contas à justiça, alegando que as informações divulgadas ajudaram os inimigos do país.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)