(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Ativisttas do Greenpeace detidos na Holanda por bloqueio de plataforma


postado em 27/05/2014 08:31

A polícia holandesa anunciou a detenção de seis militantes do Greenpeace que se acorrentaram a uma plataforma de petróleo para impedir a saída da estrutura do país para perfurar petróleo no Ártico para a empresa russa Gazprom.

"Foram detidos porque se recusaram a abandonar a plataforma, apesar de uma ordem da polícia", afirmou o porta-voz da força de segurança, Koss Venema.

O Greenpeace anunciou que os seis militantes permaneciam detidos, mas que a organização não tinha conhecimento das acusações.

A informação foi revelada por Faiza Oulahsen, uma das 30 ativistas do Greenpeace detidas pelas autoridades russas em setembro, durante uma ação contra uma plataforma de petróleo da Gazprom no Ártico.

A plataforma GSP Saturna está ancorada no porto de Ijmuiden, ao noroeste de Amsterdã. Os ativistas ecológicos cercaram a estrutura durante a noite e mergulhadores a acorrentaram ao dique para impedir a saída do país e a viagem até seu destino, o mar de Pechora, ao norte.

"Os militantes desejavam impedir que a Saturna seguisse para Dolginskoye para perfurar petróleo em nome da Gazprom", afirma o Greenpeace em um comunicado.

A organização lidera uma campanha contra a exploração de combustíveis no Ártico, uma zona de ecossistemas frágeis.

Os ativistas detidos em setembro na Rússia, incluindo a bióloga brasileira Ana Paula Maciel, foram acusados de pirataria antes da libertação em novembro, sob fiança, e de uma anistia anunciada em dezembro.

O Tribunal Internacional do Direito do Mar, ao qual a Holanda recorreu, ordenou no fim de novembro a liberação do navio Arctic Sunrise, de bandeira holandesa, e libertação dos 30 ativistas.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)