(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Papa chega a Israel e condena o antissemitismo, a discriminação e a intolerância

Francisco deu um mergulho na política do Oriente Médio durante sua peregrinação pela Terra Santa, recebendo a aceitação dos presidentes palestino e israelense de um convite para visitar o Vaticano no próximo mês e discutir os esforços de paz


postado em 25/05/2014 11:10 / atualizado em 25/05/2014 12:35

 Francisco foi recebido pelo presidente israelense, Shimon Peres(foto: David Buimovitch / AFP)
Francisco foi recebido pelo presidente israelense, Shimon Peres (foto: David Buimovitch / AFP)

O papa Francisco chegou na tarde deste domingo a Israel, no segundo dia de sua peregrinação pelo Oriente Médio. O helicóptero militar jordaniano levando o chefe da Igreja Católica aterrissou no aeroporto internacional de Tel Aviv, onde Francisco foi recebido pelo presidente israelense, Shimon Peres, e pelo primeiro-ministro Benjamin Netanyahu. O Papa andou lentamente pelo tapete vermelho, conversando com Shimon Peres, ao som de uma banda militar.

Em seguida, ele cumprimentou os ministros do governo de Netanayhu, políticos da oposição e lideranças religiosas. "Nós o recebemos como um homem da paz", havia afirmado Peres em uma entrevista publicada no sábado pelo jornal francês Le Figaro.

Israelenses e palestinos aceitam convite do Vaticano
O Papa Francisco deu um mergulho na política do Oriente Médio durante sua peregrinação pela Terra Santa, recebendo a aceitação dos presidentes palestino e israelense de um convite para visitar o Vaticano no próximo mês e discutir os esforços de paz.

O encontro é uma vitória moral importante para o Papa. As conversas de paz entre palestinos e israelenses falharam em abril e não há grandes encontros de autoridades há pelo menos um ano.

Francisco desembarcou neste domingo em Belém, berço do cristianismo, num gesto simbólico em prol das aspirações palestinas para criação de um estado próprio. Ele considerou "inaceitável" o atual impasse nas conversas de paz e parou brevemente para orações na barreira israelense que cerca a cidade bíblica da Cisjordânia.

Ao final de uma missa ao ar livre na Praça da Manjedoura, o Papa convidou o presidente palestino, Mahmoud Abbas, e o presidente de Israel, Shimon Peres, para orarem com ele pela paz. "Eu ofereço minha casa no Vaticano como um lugar de encontro para oração", disse.

Os escritórios de Abbas e Peres imediatamente confirmaram que eles haviam aceitado o convite. "Agradecemos o convite do Papa Francisco para o Vaticano, o presidente Peres apoia e vai continuar apoiando todas as formas de trazer a paz", disse Israel em declaração. O porta-voz de Abbas afirmou que a reunião seria realizada em algum momento em junho.

 

Com agências


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)