(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Cápsula Dragon desce no Pacífico


postado em 18/05/2014 17:52

A cápsula não tripulada Dragon desceu neste domingo, sem problemas, no oceano Pacífico diante da costa do México, horas após abandonar a Estação Espacial Internacional (ISS), informaram a Nasa e a empresa americana SpaceX.

Dragon tocou o mar às 19H05 GMT (16H05 Brasília), tal como estava previsto, menos de seis horas após desatracar da ISS para iniciar seu retorno à Terra.

A nave de seis toneladas se separou do braço robótico da ISS às 13H26 GMT (11H26 de Brasília), depois de ter passado 28 dias acoplada à plataforma.

A Dragon foi lançada em 18 de abril a bordo do foguete Falcon 9 da base de Cabo Canaveral, Flórida.

A Nasa apela a empresas privadas como a Spacex para abastecer a ISS. Nesta ocasião, a Dragon transportou 2,2 toneladas de carga, incluindo comida, trajes espaciais, peças de reposição e equipamentos para 150 experimentos na estação orbital.

Com base em um contrato de 1,6 bilhão de dólares com a Nasa, a SpaceX deve realizar 12 missões até a ISS.

A Nasa também tem contrato de abastecimento da ISS de 1,9 bilhão de dólares com a Orbital Sciences Corporation, cuja cápsula Cygnus realizou a primeira entrega em janeiro.

SpaceX, Boeing e Sierra Nevada também foram selecionadas pela Nasa para desenvolver naves que transportem pessoas para a ISS e outros destinos, que deverão estar operacionais até 2017.

O lançamento anterior de uma cápsula Dragon havia acontecido em março de 2013.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)