(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

EUA entregam ao Brasil pintura procurada em caso de lavagem de dinheiro do Banco Santos

Desde 2006, pintura passou por Holanda e Suiça até chegar aos Estados Unidos para ser devolvida


postado em 09/05/2014 18:31 / atualizado em 09/05/2014 18:57

Procurador do Estado de Nova York, Preet Bharara, fala em cerimônia de retorno do quadro ao Brasil(foto: Stan HONDA/AFP)
Procurador do Estado de Nova York, Preet Bharara, fala em cerimônia de retorno do quadro ao Brasil (foto: Stan HONDA/AFP)

Os Estados Unidos restituiu ao Brasil nesta sexta-feira uma pintura do artista russo-francês Serge Poliakoff avaliada em cem mil dólares e procurada no país por um processo por lavagem de dinheiro contra o ex-presidente do Banco Santos, Edemar Ferreira.

 

A entrega foi feita no escritório do fiscal federal do distrito sul de Manhattan, Preet Bharara, em Nova York e, pelo lado brasileiro, participou o secretário nacional de Justiça, Paulo Abrão Pires Júnior.

 

"Composition abstraite" (Composição abstrata) de Serge Poliakoff (1900-1969) faz parte de um conjunto de obras procuradas pela fiscalização americana após uma denúncia das autoridades do Brasil no marco de um processo penal contra o fundador e ex-presidente do Banco Santos, Edemar Cid Ferreira, acusado de lavagem de dinheiro depois da quebra da instituição em 2005.

 

Na investigação contra Ferreira, um colecionador de arte condenado a 16 anos de prisão em 2006, a justiça brasileira ordenou o resgate de bens do acusado, entre eles seus quadros milionários.

 

Como várias pinturas não foram encontradas nas propriedades e nos escritórios do ex-presidente do Banco Santos quando foi feita a apreensão de bens, as autoridades brasileiras formularam um pedido internacional através da Interpol a fim de localizar as obras "desaparecidas".

 

De acordo com a fiscalização dos Estados Unidos, a pintura de Poliakoff, adquirida por Ferreira em um leilão em 2004 por 378 mil dólares, entrou ilegalmente no país em dezembro de 2006 junto com outras duas telas em um carregamento procedente da Holanda.

 

Posteriormente, ela foi enviada à Suíça, e apreendida em julho de 2008. As autoridades suíças entregaram a obra de arte aos americanos.

 

Segundo a justiça brasileira, Edemar Ferreira utilizava o mercado de arte para suas operações de lavagem de dinheiro.

 

As autoridades americanas já haviam devolvido ao Brasil, em 2010, outras pinturas procuradas pelo mesmo motivo.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)