(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Otan analisa manter mais tropas na Europa Oriental


postado em 06/05/2014 23:07

O atual contingente de tropas da Otan na Europa Oriental devido à atual crise na Ucrânia pode se tornar permanente, estimou nesta terça-feira o comandante das forças da Aliança Atlântica na Europa, general Philip Breedlove.

Os países da Otan reduziram seus orçamentos de defesa após o fim da Guerra Fria, quando passaram a ver a Rússia como um possível sócio, mas a "anexação da Crimeia pelos russos (...) muda esta dinâmica", disse Breedlove em entrevista coletiva, após se reunir com o primeiro-ministro canadense, Stephen Harper.

"O que está claro (...) é que este paradigma mudou com a atual situação; a Rússia não está se comportando como um aliado", afirmou Breedlove.

"Penso que temos que considerar nossa receptividade, nossa preparação e nossa disposição de forças para estar em condições de encarar este novo paradigma que surgiu na Crimeia e agora segue para a fronteira oriental da Ucrânia".

Ao comentar se a situação na Ucrânia pode determinar uma presença militar permanente da Otan nos países aliados vizinhos à Rússia o general respondeu: "acredito que é algo que precisamos considerar".


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)