(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Ucrânia mantém alerta por possível invasão russa e avanço rebelde


postado em 30/04/2014 08:25 / atualizado em 30/04/2014 08:41

As Forças Armadas da Ucrânia se encontram nesta quarta-feira em "estado de alerta total" ante uma possível invasão das tropas russas posicionadas na fronteira e o avanço dos insurgentes pró-Moscou no caótico leste do país.

A prefeitura da cidade de Gorlivka foi ocupada nesta quarta-feira por militantes pró-Rússia, mas os rebeldes não interromperam o trabalho da administração.

"Nossas Forças Armadas se encontram em estado de alerta total. A ameaça da Rússia de começar uma guerra contra o território da Ucrânia é real", disse o presidente ucraniano interino Olexander Turchynov. Ele já havia anunciado há várias semanas que as forças de defesa estavam em alerta, mas não foram registrados sinais de aumento do dispositivo.

A Rússia mobilizou em março 40 mil homens na fronteira que compartilha com a Ucrânia. Turchynov disse ainda que a Ucrânia deve impedir que o "terrorismo" ultrapasse as regiões do leste, afetadas há várias semanas por uma insurreição armada pró-Moscou.

"Nosso primeiro objetivo é impedir que o terrorismo passe das regiões de Donetsk e de Lugansk para outras regiões", destacou "Decidimos criar milícias territoriais compostas por voluntários em cada região", disse.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)