(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Maduro anuncia aumento de 30% no salário mínimo da Venezuela


postado em 29/04/2014 21:46

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, anunciou nesta terça-feira um aumento de 30% no salário mínimo, que se soma ao reajuste de 10% aplicado em janeiro, para fazer frente à inflação de 59,3% registrada nos últimos 12 meses.

"Decidi dar um aumento ao salário mínimo nacional e às pensões de 30%, para elevar o salário e as pensões a níveis necessários para a vida em nosso país", disse Maduro em um ato no Palácio de Miraflores.

"Isto quer dizer que neste ano já concedemos ao sistema de defesa do salário 43% de aumento", destacou Maduro, que prevê mais um reajuste do mínimo para o último trimestre de 2014.

Com o aumento de hoje, o salário mínimo venezuelano é de 4.251,71 bolívares (675 dólares no câmbio oficial), contra uma cesta básica que Maduro calculou em 3.730 bolívares (592 dólares). O mesmo salário comparado ao dólar no paralelo é dez vezes menor.

Além da inflação anual próxima aos 60%, a Venezuela enfrenta um desabastecimento crônico de produtos básicos, o que provoca longas filas nos supermercados.

Inflação, desabastecimento e insegurança são os principais elementos da onda de protestos que sacode o país há quase três meses, e que já deixou 41 mortos, centenas de feridos e inúmeros detidos.

"Espero que até o final deste ano já tenhamos estrangulando e derrotado esta perversa inflação e possamos transitar para um bom equilíbrio nos preços dos produtos e dos serviços", disse Maduro, que atribui a situação a uma "guerra" econômica promovida pela oposição.

A Venezuela, país com as maiores reservas de petróleo do planeta, experimentou em 2013 uma forte desaceleração, com crescimento de 1,6% do PIB, muito abaixo dos 3% projetados.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)