(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Conservadores vencem na Macedônia; oposição denuncia fraude


postado em 27/04/2014 19:22

Os conservadores macedônios ganharam as eleições legislativas deste domingo, e seu candidato foi reeleito na presidência do país.

A oposição de esquerda denunciou as eleições como fraudulentas e reivindica a realização de uma nova votação.

Segundo resultados oficiais após a apuração de 51,31% dos votos, o partido conservador VMRO-DPMNE obteve 42,27%, e seu aliado na coalizão governamental em final de mandato, um partido da comunidade albanesa (DUI), conseguiu 16,51%. Já a oposição (SDSM) ficou com apenas 22,83% dos votos.

Na disputa presidencial, o conservador Gjorge Ivanov foi reeleito para o cargo com 56% dos votos, derrotando o candidato da esquerda, Stevo Pendarovski.

"Os cidadãos macedônios foram enganados. Fomos roubados nas eleições", declarou à imprensa o líder do SDSM, Zoran Zaev, ao término da votação, às 14h (horário de Brasília).

Zaev exigiu novas eleições e acusou o governo de ter "comprado votos em massa, na presença da polícia e com sua ajuda".

A Comissão Eleitoral declarou que a votação transcorreu normalmente e que houve apenas "leves irregularidades".

As eleições acontecem em meio a uma grave crise econômica, com índice de desemprego acima de 28%.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)