(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Família de García Márquez chega com suas cinzas para homenagem no México


postado em 21/04/2014 19:31 / atualizado em 21/04/2014 19:54

(foto: REUTERS/Edgard Garrido )
(foto: REUTERS/Edgard Garrido )

Familiares de Gabriel García Márquez foram aplaudidos por dezenas de convidados nesta segunda-feira, na chegada das cinzas do escritor ao Palácio de Belas Artes da Cidade do México, onde o prêmio Nobel de Literatura será homenageado, constatou a AFP no local.

A viúva do escritor colombiano, Mercedes Barcha, entrou no vestíbulo do Palácio carregando uma urna de madeira com as cinzas de García Márquez, que faleceu aos 87 anos na quinta-feira passada.

Escoltada por carros e motos da polícia, a comitiva da família do escritor seguiu da casa de García Márquez, no bairro de El Pedregal, para o Palácio de Belas Artes, no centro da capital mexicana.

O grupo é composto por Barcha, seus filhos Rodrigo e Gonzalo, vários netos e Jaime García Márquez, um dos dez irmãos do escritor, entre outros familiares que assistirão à homenagem no Palácio de Belas Artes.

No lado de fora do Palácio, ao menos 700 pessoas - de todas as idades - faziam fila para entrar no local e se despedir do escritor. Algumas carregavam flores amarelas (o eterno amuleto de García Márquez) e outras, livros; e em vários momentos entoavam a canção "Macondo", popularizada na voz do mexicano Óscar Chávez.

A chegada dos presidentes de México, Enrique Peña Nieto, e Colômbia, Juan Manuel Santos, está prevista para às 19H00 local. Na terça-feira a homenagem acontecerá em Bogotá. A pedido da família, na cerimônia desta segunda serão interpretadas as músicas clássicas favoritas de García Márquez, entre elas uma composição do húngaro Béla Bartók. Também estarão muito presentes as flores amarelas, que o escritor sempre tinha por perto como um amuleto contra o azar.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)