(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Crimeia 'nacionaliza' setor petrolífero de gás

Nacionalizações são as primeiras medidas tomadas pelo parlamento da Crimeia após vitória em referendo de independência da Ucrânia


postado em 17/03/2014 14:22 / atualizado em 17/03/2014 19:35

Uma das primeiras "nacionalizações" decididas nesta segunda-feira pelo parlamento separatista da Crimeia atingiu os ativos na península da sociedade petrolífera pública ucraniana Tchernomorneftegaz.

A decisão votada logo após a declaração de independência desta península ucraniana, que pede sua anexação à Rússia, incluiu ainda "a base continental e a zona econômica exclusiva no mar".

Principal empresa do setor da região, a Tchernomorneftegaz se ocupa da exploração de depósitos de hidrocarbonetos na zona ucraniana do Mar de Azov e do Mar Negro, segundo o site da companhia.

A empresa explora 17 reservatórios, 11 de gás natural, dois de petróleo e quatro de gás condensado.

Ela também garante a produção, transporte e armazenamento de combustível, emprega mais de 4.000 pessoas, possui 13 plataformas marítimas e dutos de 1.300 km, incluindo 370 km no mar.

Em 2012, extraiu 1,2 bilhão de metros cúbicos de gás.

O Parlamento da Crimeia também nacionalizou os ativos de duas outras empresas do setor de hidrocarbonetos, Oukrtransgaz e da empresa de abastecimento Feodosia no sudeste da Crimeia.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)