(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Matteo Renzi chama pacto de estabilidade de 'estupidez'


postado em 14/03/2014 01:22

O novo chefe de governo italiano, Matteo Renzi, qualificou nesta quinta-feira de "estupidez" o pacto de estabilidade acertado entre os países da zona do euro, ao reafirmar seu compromisso de reativar o consumo na Itália.

"Não se pode gastar dinheiro devido ao pacto de estabilidade, isto é um pacto de estupidez", disse Renzi durante o programa de TV "Porta à Porta", da Rai Uno.

O pacto de estabilidade fechado entre os países membros da zona do euro tem o objetivo de evitar "excessos" orçamentários, e limita o déficit público a 3% do PIB.

"Sou o primeiro-ministro de um país que respeita os compromissos assumidos com a Europa, mas existe outro compromisso maior: o da vocação europeia, que não deve ser um conjunto de técnicos sem alma".

O presidente do Conselho italiano anunciou na quarta-feira uma série de medidas para reativar o crescimento econômico de seu país, em particular uma redução do imposto de renda (IRPF) sobre 10 milhões de pessoas, o que representaria uma renúncia fiscal de 10 bilhões de euros.

Nesta quinta-feira, Renzi afirmou que vai cumprir sua promessa e que "6,6 bilhões de euros serão suficientes".

O chefe de governo também descartou a criação de um imposto sobre fortunas, a redução de aposentadorias inferiores a 3 mil euros mensais e o corte nos salários dos parlamentares.

"Há anos, os cidadãos italianos têm visto aumentar suas contas enquanto seu salário permanece congelado. Pela primeira vez, o governo em lugar de aumentar os ganhos dos funcionários regionais o fará com a população, para a vida real", resumiu Renzi.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)