(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Banco Mundial acena com empréstimo de US$ 3 bilhões à Ucrânia


postado em 10/03/2014 18:40

O Banco Mundial anunciou nesta segunda-feira que está preparado para emprestar 3 bilhões de dólares à Ucrânia esse ano para ajudar o país a avançar nas reformas necessárias para seu desenvolvimento.

A instituição recebeu um pedido de ajuda do governo interino de Kiev, que assumiu depois da destituição do presidente Viktor Yanukovytch em 27 de fevereiro.

"Estamos comprometidos com apoiar o povo da Ucrânia nesses tempos difíceis e esperamos que a situação no país se estabilize logo", disse o presidente do Bird, Jim Yong Kim.

O executivo acrescentou que a intenção é "ajudar o governo a implementar reformas muito necessárias, para levar a economia a um caminho de sustentabilidade".

As prioridades, segundo a instituição, são restaurar a estabilidade macroeconômica, reforçar os bancos, reformar o setor energético e diminuir a corrupção.

O Banco Mundial já tem 3,7 bilhões de dólares investidos em projetos na Ucrânia, principalmente envolvendo infraestrutura e abastecimento de água.

Recentemente, o governo interino do país pediu assistência financeira do Fundo Monetário Internacional (FMI), avaliando o montante necessário em "pelo menos" 15 bilhões de dólares.

Os Estados Unidos, o FMI e as potências europeias afirmam que, para receber ajuda econômica internacional, a Ucrânia deve se comprometer com reformas profundas, incluindo o aumento dos preços de energia, hoje largamente subsidiados.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)