(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Snowden: vazamentos da NSA alimentaram debate sobre espionagem


postado em 10/03/2014 17:22

O ex-analista de inteligência americano Edward Snowden disse nesta segunda-feira que não se arrepende dos vazamentos sobre os programas da vigilância em massa de Washington e defendeu que eles deflagraram um debate público necessário sobre espionagem e coleta de dados.

Falando por videoconferência da Rússia para o Festival SXSW, em Austin, no Texas, Snowden explicou que revelou os programas da Agência de Segurança Nacional (NSA, na sigla em inglês) e de outros serviços para promover "uma melhor compreensão da sociedade" sobre o que têm sido esses programas secretos.

O ex-consultor da agência afirmou que sua decisão de vazar os documentos para a imprensa "não foi apenas para que eu pudesse, sozinho, mudar o governo; o que eu queria fazer era informar o público, de modo que as pessoas pudessem dar seu consentimento para o que deveríamos fazer".

Ele insistiu em que "todas as sociedades no mundo se beneficiaram" do debate sobre vigilância.

"A despeito do que acontecer comigo, é uma coisa que nós temos o direito de saber", acrescentou Snowden, na videoconferência com membros da American Civil Liberties Union, uma das principais organizações nos Estados Unidos de defesa das liberdades civis.

Segundo a organização, a transmissão estava sendo encaminhada por sete servidores proxy para manter a localização de Snowden segura.

Para Snowden, os programas da NSA alteraram os direitos previstos na Constituição. "A interpretação da Constituição foi mudada de 'sem buscas e apreensões sem fundamento' para 'qualquer apreensão está ok, apenas não faça buscas'", criticou.

O americano disse que escolheu falar com o SXSW por acreditar que é importante encorajar as empresas de tecnologia a impedir o monitoramento maciço. "As pessoas que estão em Austin agora são as pessoas que podem realmente corrigir as coisas por meio de padrões técnicos", acrescentou.

Snowden defendeu que mais companhias deveriam adotar encriptações mais robustas em seus sistemas, sem que os usuários tenham de adotar complexas ferramentas técnicas. Se a encriptação for muito elaborada, frisou, "as pessoas não vão usá-la; precisa acontecer automaticamente, precisa acontecer sem dificuldades".

Se as comunicações online estiverem totalmente encriptadas em todos os estágios, explicou Snowden, a coleta de dados em bloco ficará muito mais difícil para as agências de Inteligência.

Ele disse ainda que a NSA e outras agências da comunidade de Inteligência dedicaram muitos recursos para esse tipo de coleta de dados, mas não o suficiente para métodos tradicionais para pegar criminosos e terroristas.

"Tivemos enormes fracassos de Inteligência, porque estamos monitorando as comunicações de todo o mundo, no lugar dos suspeitos", alegou.

Como exemplo, ele citou o atentado na maratona de Boston. "Se não tivéssemos gasto tanto em vigilância em massa, se tivéssemos seguido modelos tradicionais, talvez tivéssemos pego os suspeitos", sugeriu.

- Congresso precisa de observador -

Pelo Twitter, o criador da rede mundial de computadores (www), Tim Berners-Lee, agradeceu a Snowden e perguntou a ele como responsabilizar e melhorar a supervisão do sistema de Inteligência.

Snowden afirmou que "o fator-chave é a prestação de contas". Ele defendeu que o Congresso precisa de um observador, já que falhou em sua tarefa de monitorar a NSA.

"Não podemos ter autoridades que possam mentir para o Congresso e não enfrentar consequência alguma", frisou. "Precisamos de um supervisor que observe o Congresso", insistiu.

Depois dos vazamentos, Edward Snowden obteve asilo temporário na Rússia, em agosto de 2013, o que enfureceu o governo americano.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)