(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

'12 anos' é o melhor filme do ano, mas 'Gravidade' leva 7 prêmios no Oscar


postado em 03/03/2014 03:07

O drama "12 anos de escravidão" levou neste domingo o Oscar melhor filme de 2014, mas outro favorito, "Gravidade", acabou ficando com o maior número de estatuetas, sete no total, em sua maioria em categorias técnicas.

Além de melhor filme, "12 anos de escravidão" ficou com o Oscar de melhor atriz coadjuvante para Lupita Nyong'o e melhor roteiro adaptado.

Já "Gravidade" ficou com o Oscar de melhor diretor, Alfonso Cuáron, e também mais seis prêmios por efeitos especiais, mixagem de som, edição de som, fotografia, montagem e trilha sonora.

"Gravidade" competia em 12 categorias e "12 anos de escravidão" em nove.

"12 anos de escravidão" descreve com realismo brutal pouco comum o calvário de um homem negro livre que é sequestrado e vendido como escravo, pouco antes da Guerra da Secessão nos Estados Unidos.

Foi um britânico, o artista plástico dedicado ao cinema Steve McQueen, que dirigiu um filme que aborda o tema da escravidão de um ângulo radicalmente diferente dos recentes "Django livre", de Quentin Tarantino, e "Lincoln", de Steven Spielberg.

"Todos merecem não apensa sobreviver, e sim viver", afirmou McQueen ao agradecer o prêmio. "Dedico esta distinção a todos que sofreram com a escravidão e os que ainda sofrem".

"Clube de compras Dallas" também não fez feio na premiação, e também saiu com três Oscar, de melhor ator para Matthew McConaughey - que dá assim uma reviravolta em sua carreira de ator de filmes românticos e de ação inexpressíveis -, melhor ator coadjuvante para Jared Leto e melhor maquiagem. Leto aproveitou seu discurso de agradecimento para mandar uma mensagem aos sonhadores de todo o mundo, principalmente os da Ucrânia e da Venezuela.

"A todos os sonhadores do mundo que estão vendo isso esta noite, Venezuela, quero lhes dizer: estamos aqui por vocês", afirmou.

"E enquanto lutam para que seus sonhos se tornem realidade, para viver o impossível, nós estaremos pensando em vocês esta noite", acrescentou.

Cate Blanchett, por sua vez, conquistou o Oscar de melhor atriz por "Blue Jasmine", de Woody Allen.

Dois outros favoritos, "Trapaça" e "O lobo de Wall Street", acabaram saindo de mãos vazias do Oscar.

O mais recente sucesso da Disney, "Frozen - Uma aventura congelante" cumpriu com as previsões e levou o Oscar de melhor animação, o primeiro prêmio do estúdio de Mickey Mouse desde 2002. E ainda levou o Oscar de melhor canção original, com "Let it go".

A produção italiana "A grande beleza", outra favorita da categoria, foi escolhido como o melhor filme estrangeiro.

A cerimônia foi apresentada pela comediante Ellen DeGeneres, que deixou o ambiente bastante descontraído. Entre uma brincadeira ou outra, encomendou e serviu pizza para os atores presentes e também virou a sensação no Twitter ao postar, durante a entrega dos prêmios, uma foto "selfie" em que aparece cercada por astros de Hollywood presentes à cerimônia.

DeGeneres juntou um grupo de astros, entre eles Brad Pitt, Meryl Streep e Jennifer Lawrence, para tirar uma foto em plena cerimônia de entrega do Oscar.

Imediatamente, a foto obteve cerca de um milhão de retuítes em apenas 40 minutos.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)