(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Judeus de Tessalônica querem indenização da Alemanha


postado em 25/02/2014 16:31

A comunidade judaica da cidade grega de Tessalônica informou nesta terça-feira que recorreu à Corte Europeia de Direitos Humanos (CEDH) para pedir uma reparação da Alemanha pelo "prejuízo moral" e material sofrido nas mãos dos nazistas, em 1943.

A decisão de entrar com o recurso foi tomada depois que a Suprema Corte grega rejeitou, em 2003, um pedido similar poe razões de competência, colocando fim a uma batalha judicial iniciada em 1997, informou a comunidade judaica em comunicado.

Os judeus de Tessalônica pedem, sobretudo, "a reparação pelo prejuízo moral, assim como a devolução de um resgate de 2,5 milhões de dracmas feito em 1943 pelo comandante do terceiro Reich da região - o equivalente hoje a 61 milhões de dólares - para liberar milhares de judeus condenados a trabalhos forçados", disse à AFP David Saltiel, presidente da comunidade.

Cerca de 10.000 judeus de Tessalônica, segunda maior cidade da Grécia, situada no norte do país, foram submetidos "a trabalhos forçados para a construção de estradas e ferrovias", lembrou Saltiel.

O presidente da comunidade judaica de Tessalônica espera que a questão da reparação seja discutida durante a visita oficial do presidente alemão, Joachim Gauck, a Atenas, de 5 a 7 de março.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)