(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Mais uma girafa é ameaçada de sacrifício na Dinamarca


postado em 13/02/2014 11:37 / atualizado em 13/02/2014 11:45

Um zoológico dinamarquês indicou nesta quinta-feira que, talvez, tenha de sacrificar uma girafa saudável chamada Marius, poucos dias após a morte de outro Marius em um zoo de Copenhague, o que provocou forte comoção. O zoológico Jyllands Park, em Videbaek (oeste), considera esta possibilidade para esta girafa macho de sete anos pelas mesmas razões: ele não possui uma herança genética interessante.

"Nós não iremos poder mantê-lo, caso a gente consiga uma fêmea, porque teremos dois machos que irão disputá-la", disse à AFP uma responsável do zoológico, Janni Løjtved Poulsen. "Recebemos uma girafa macho que é melhor de um ponto de vista genético, e tudo depende do coordenador de reprodução, quando ele receberá uma outra girafa puro-sangue", acrescentou.

O zoológico aderiu há pouco mais de um ano o programa para as espécies protegidas da Associação Europeia de Zoos e Aquários (EAZA), e recebeu neste contexto um macho "puro-sangue" em abril de 2013. Marius, cujos genes não são suficientemente originais, deve agora encontrar outro zoológico ou correrá risco de morte.

O zoológico de Videbaek não definiu um prazo para decidir seu futuro. A notícia no domingo da morte de outro Marius deu a volta ao mundo, para a surpresa do zoológico de Copenhague, que autopsiou o animal em frente aos visitantes.

Este zoológico explicou que não poderia deixar que a girafa atingisse a idade adulta, por causa do risco de consanguinidade. Vários funcionários, incluindo o diretor científico Bengt Holst, receberam ameaças de morte após o sacrifício da pequena girafa de um ano e meio.

Mas o zoológico recebeu na terça-feira o apoio da maior associação dinamarquesa de defesa dos animais, a Dyrens Beskyttelse, que considerou a seleção normal para preservar a espécie.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)