(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

EUA pedirão pena de morte para acusado de atentado de Boston


postado em 30/01/2014 23:31

Os Estados Unidos vão pedir a pena de morte para Dzhokhar Tsarnaev, acusado de ser um dos autores do atentado contra a Maratona de Boston, afirmou o procurador-geral americano, Eric Holder, nesta quinta-feira.

"Depois de ter examinado os fatos, a legislação vigente e os elementos apresentados pelo advogado do acusado, decidi que os Estados Unidos solicitarão a pena de morte nesse caso", escreveu Holder, em um comunicado.

"A natureza da conduta em questão e o dano resultante levam a esta decisão", indicou Holder em um comunicado sobre a acusação do estudante de 20 anos, um cidadão americano nascido em uma família da Chechênia.

Duas bombas artesanais que teriam sido fabricadas por Dzhokhar Tsarnaev e seu irmão Tamerlan - de 26 anos, falecido posteriormente - explodiram perto da linha de chegada da maratona de Boston, deixando três mortos e 264 feridos.

Os dois irmãos muçulmanos de origem chechena também mataram um policial algumas horas mais tarde, quando tentavam fugir da perseguição que durou quatro dias.

Dzhokhar se declarou inocente das 30 acusações federais. Se for considerado culpado, ele pode ser condenado à prisão perpétua ou à pena de morte por pelo menos 17 dessas acusações.

Essas acusações incluem uso de armas de destruição em massa que resultou em morte, conspiração, além de bombardear um lugar público, causando mortes, assim como roubo de carro com violência.

Três produradores federais recomendaram essa decisão ao Departamento de Justiça e a seu representante em Massachusetts (nordeste), avaliando "que, em caso de condenação, as circunstâncias dos delitos justificariam uma pena de morte".

"Apoiamos essa decisão e a equipe judicial se prepara para rever" essa etapa do processo, declarou Carmen Ortiz, procuradora federal de Massachusetts.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)