(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Snowden aparecerá na TV britânica para dar mensagem de Natal


postado em 24/12/2013 16:55

O ex-analista da inteligência americana Edward Snowden, que revelou os programas de espionagem em massa dos Estados Unidos, dará nesta quarta-feira a mensagem de Natal da emissora de TV britânica Channel 4, em sua primeira aparição televisiva desde que se refugiou em Moscou, em junho.

"Uma criança nascida hoje crescerá sem nenhum conceito de privacidade", dirá Snowden na mensagem alternativa de Natal, da qual o Channel 4 divulgou alguns trechos por escrito, e que será exibida às 16H15 (locais, 14h15 de Brasília), pouco depois da tradicional saudação da rainha Elizabeth.

"Nunca saberão o que significa ter um momento privado, um pensamento não gravado, não analisado. E isto é um problema porque a privacidade é importante, a privacidade é o que nos permite determinar quem somos e quem queremos ser", prosseguirá Snowden em sua curta mensagem.

O ex-analista está em Moscou, refugiado temporariamente até agosto do ano que vem. Há seis meses, ele revelou o programa de espionagem generalizado de conversas telefônicas e mensagens trocadas pela internet realizado pelos Estados Unidos e alguns aliados.

Segundo documentos vazados por Snowden, os alvos do programa de espionagem foram variados, de cidadãos a líderes de países amigos, como a presidente Dilma Rousseff e a chanceler alemã Angela Merkel.

"Juntos podemos encontrar um equilíbrio melhor, acabar com a vigilância em massa e lembrar ao governo que se quer saber como nos sentimos, perguntar é sempre mais barato do que espionar", dirá.

O governo americano acusa Snowden de vazar documentos confidenciais da NSA (sigla em inglês para a Agência de Segurança Nacional) e de ter causado "um dano desnecessário às capacidades de inteligência e à diplomacia americanas", nas palavras do presidente, Barack Obama.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)