(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Iraque bombardeia acampamentos da Al Qaeda


postado em 23/12/2013 14:22 / atualizado em 23/12/2013 14:30

O exército iraquiano bombardeou posições da Al-Qaeda na província de Anbar (oeste), destruindo dois acampamentos da rede islâmica, informou nesta segunda-feira, em Bagdá, o porta-voz do ministério da Defesa. As posições, localizadas do ar, foram "bombardeadas com sucesso" e "dois acampamentos foram destruídos no deserto de Anbar", acrescentou o porta-voz, Mohamed al Askari, em um comunicado enviado por e-mail.

O ataque aconteceu depois que cinco oficiais iraquianos, entre eles um general, e 10 soldados morreram no sabado durante uma operação contra militantes na província de Anbar, de maioria sunita. Fotos aéreas e outras informações apontam para a "chegada de armas e equipamento avançado da Síria para o deserto da ocidental Anbar e a fronteira da província de Nínive", disse. Askari disse no domingo à AFP que a guerra civil na vizinha síria estava levando violência ao Iraque.

Isto animou os militantes vinculados à Al-Qaeda a "ressuscitar alguns de seus acampamentos que foram eliminados pelas forças de segurança em 2008 e 2009", disse Askari. "As fotografias e a informação da inteligência indicam que sempre que se pressiona grupos armados na Síria, se retiram para o Iraque para se reagrupar e depois realizar operações terroristas nos dois países", disse Askari. A violência no Iraque alcançou níveis que não se viam desde 2008. Mais de 6.650 pessoas faleceram desde o começo do ano, segundo balanço compilado pela AFP com base em números fornecidos por fontes de segurança e médicas.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)