(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Trem acidentado em Nova York circulava muito acima da velocidade permitida


postado em 02/12/2013 21:01

O trem que descarrilou no domingo em Nova York, deixando quatro mortos e 67 feridos, entrou na curva onde ocorreu o acidente com uma velocidade quase três vezes superior a permitida para o trecho, informaram as autoridades.

"A informação preliminar indica que o trem circulava a 130 km por hora na entrada da curva onde o limite é de 48 km/h", assinalou o especialista do órgão nacional de Segurança dos Transportes (NTSB) Earl Weener.

"Até o momento não temos qualquer informação sobre problemas nos freios", destacou o responsável em entrevista coletiva após a primeira análise da "caixa preta".

Antes da coletiva do NTSB, o governador do Estado de Nova York, Andrew Cuomo, já havia apontado o excesso de velocidade como a causa do acidente.

"Após trabalhar durante o dia com os especialistas, acredito que isto está ligado ao excesso de velocidade", disse Cuomo à rede de televisão NBC, depois de citar três hipóteses: "problema nos trilhos, falha no equipamento e erro do maquinista".

O maquinista do trem já foi ouvido e está em condição estável e consciente, segundo o chefe de polícia de Nova York, Ray Kelly.

De acordo com a imprensa local, o maquinista teria mencionado o mau funcionamento dos freios como causa do descarrilamento.

A investigação exigirá entre sete e dez dias e o NTSB analisará os trilhos, a sinalização, freios, procedimentos, e por que razão os passageiros morreram ou ficaram feridos.

O acidente aconteceu às 07H20 local (10H20 de Brasília) de domingo, quando o trem tentava fazer uma curva, pouco antes da estação de Spuyten Duyvil, ao norte de Manhattan, na confluência dos rios Hudson e Harlem.

Sete vagões do trem descarrilaram, com quase 150 passageiros. Quatro vagões saíram da via e terminaram em uma área de mata próxima. Um deles parou a poucos metros do rio Harlem, que separa o Bronx do norte de Manhattan.

Os mortos são dois homens e duas mulheres com idades entre 35 e 59 anos, todos nascidos no estado de Nova York e cidadãos americanos, segundo a Autoridade dos Transportes de Nova York (MTA). Onze feridos estão em condição crítica.

Os feridos quebraram pernas e braços, sofreram contusões na coluna vertebral, pescoço e cabeça.

O trem havia partido da cidade de Poughkeepsie (estado de Nova York, ao norte da cidade) um pouco antes das 06H00 local e deveria chegar à estação Grand Central às 7H43.

Os passageiros descreveram um cenário de pesadelo: vagões sacudiram, depois viraram, em meio a gritos, poeira, pedras e escombros.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)