(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Martinica e Galápagos são reservas insubstituíveis da biodiversidade


postado em 15/11/2013 00:37

Martinica, Guadalupe e Galápagos fazem parte da lista de 78 mais importantes reservas protegidas para a sobrevivência de várias espécies de pássaros, mamíferos e anfíbios ameaçados, de acordo com estudo publicado nesta quinta-feira.

Uma equipe internacional de cientistas avaliou a qualidade "insubstituível" de cada uma dessas áreas, partindo de uma base de dados de 173 mil reservas que abrigam 21.500 espécies incluídas na Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza.

A investigação publicada na revista americana "Science" compara a contribuição de cada uma dessas reservas da biodiversidade para a sobrevivência dos animais.

Os cientistas determinaram que as 78 reservas, situadas em 34 países, devem ser consideradas "insubstituíveis". Em seu conjunto, alegam os especialistas, elas abrigam a maioria dos animais de 600 espécies de pássaros, mamíferos e anfíbios. Metade dessas espécies está ameaçada.

Muitos desses refúgios já são conhecidos como únicos e excepcionais pela Convenção do Patrimônio Mundial da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Entre eles, estão Galápagos, o Parque Nacional de Menú, no Peru, e e a cadeia de montanhas dos Ghats Ocidentais, na Índia.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)