Os preços dos contratos futuros de petróleo fecharam em forte queda nesta terça-feira em Nova York, devido à prudência dos investidores diante da esperada publicação das atas da última reunião do Comitê Monetário do Federal Reserve norte-americano na quarta-feira.
O barril de "light sweet crude" (WTI) para entrega em setembro caiu U$2,14 a U$104,96 no New York Mercantile Exchange (Nymex).
Depois de vários dias, durante os quais as tensões no Egito provocaram a alta dos preços, "hoje não houve acontecimentos novos nesta frente que afetassem a oferta", explicou Robert Yawger, da Mizuho Securities USA.
"Os preços continuam se reajustando", concluiu.
O mercado também espera a publicação das atas da última reunião do Fed para ter indícios sobre o rumo da política monetária da entidade. As atuais injeções de capital feitas pelo banco central norte-americano favorecem os altos preços das matérias-primas.
Apesar de os preços apresentarem queda, a oferta continua pressionada pelos problemas na Líbia, onde um conflito entre o governo e guardas de instalações petrolíferas ameaça a produção.