O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, se reunirá nesta segunda-feira com o primeiro-ministro britânico, David Cameron, para analisar a situação na Síria e discutir a próxima Cúpula do G8, na Irlanda do Norte, informou a Casa Branca.
"A visita do primeiro-ministro destaca a relação especial entre Estados Unidos e Grã-Bretanha, que tem sido crucial em nossa segurança comum e nossa prosperidade", assinalou a presidência em um comunicado.
Além de Síria e G8, os dois líderes analisarão temas comerciais e medidas de cooperação e combate ao terrorismo.
A visita de Cameron ocorre no momento em que Washington pretende dar um novo impulso à transição do poder na Síria, em um esforço conjunto com a Rússia, um dos principais aliados do presidente sírio, Bashar al Assad.
Após a visita a Moscou do secretário americano de Estado, John Kerry, esta semana, os dois países assinalaram que planejam realizar uma conferência internacional até o final de maio para construir uma saída pacífica ao conflito na Síria.
A situação na Síria deve ser um dos temas centrais da cúpula do grupo dos oito países industrializados mais ricos do mundo, em junho.
Esta será a primeira viagem de Cameron a Washington desde que Obama assumiu seu segundo mandato, no dia 1º de janeiro.