O popular e obeso governador republicano de Nova Jersey, Chris Christie, foi submetido a uma cirurgia para redução de estômago devido ao excesso de peso, negando que a decisão tenha vínculo com suas aspirações presidenciais.
"Isto não é algo ligado a minha carreira (política), é algo que tem a ver com minha saúde a longo prazo", disse Christie em entrevista coletiva nesta terça-feira, ao confirmar a cirurgia ocorrida em fevereiro passado.
"Era uma oportunidade de fazer algo diferente. Tive muita sorte nos últimos 15 anos por não enfrentar qualquer efeito ou complicação devido ao excesso de peso", explicou o governador.
Christie, 50 anos, casado e pai de quatro filhos, negou qualquer tentativa de manter a operação em segredo. A cirurgia foi revelada nesta terça por um jornal de Nova York.
Não há informação precisa sobre o peso de Christie, mas a imprensa americana fala em entre 135 e 160 quilos. Nos Estados Unidos, um a cada três adultos e quase um a cada cinco crianças são obesos.
Em dezembro passado, Christie chamou de "ridícula" a especulação de que não poderia ser presidente dos Estados Unidos devido ao excesso de peso.
O republicano, eleito governador pela primeira vez em 2009, se negou a participar da corrida para a indicação republicana às eleições de 2012, mas é visto como um dos possíveis pré-candidatos para 2016.