(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Redução da dívida 'não é uma política econômica', diz secretário de Tesouro dos EUA


postado em 07/05/2013 19:40 / atualizado em 07/05/2013 19:44

O Secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Jacob Lew, disse nesta terça-feira que reduzir o déficit da nação não deve ofuscar a necessidade de incentivar o crescimento econômico e a criação de empregos.

"O déficit é importante, mas não pode ser nossa estrela guia. A redução do déficit sozinha não é uma política econômica", disse Lew em um discurso em Cleveland, Ohio, de acordo com partes do texto. "Temos que aplicar o mesmo senso de urgência para expandir nossa economia e devolver o emprego às pessoas", disse ele no City Club de Cleveland.

Lew apontou que os Estados Unidos ainda estavam vivendo com as cicatrizes causadas pela crise financeira de 2008.

Para enfrentar uma taxa de desemprego de 7,5%, Lew insistiu que é necessário um ambicioso programa de construção de infraestrutura.

Ele disse que o programa teria um elemento para atrair capital privado e evitar a alta da dívida pública, que deve chegar a 108,1% do PIB deste ano, de acordo com o FMI.

O chefe do Tesouro criticou os cortes dos gastos do governo conhecidos como "sequestro", que entraram em vigor no dia 1º de março, devido ao fracasso do Congresso em encontrar uma solução para a redução da dívida. O sequestro cortará U$85 bilhões em gastos até o fim do ano fiscal, no dia 30 de setembro. "Esta não é uma boa política pública e, certamente, não é uma boa política econômica", disse ele. "É hora de substituir o sequestro antes que ele cause ainda mais estragos".


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)