(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Papa altera regras para adiantar conclave

Cardeais podem adiantar a data do início da reunião


postado em 25/02/2013 09:52 / atualizado em 25/02/2013 11:17

Bento XVI celebrou o último Angelus neste domingo(foto: AFP PHOTO / ALBERTO PIZZOLI )
Bento XVI celebrou o último Angelus neste domingo (foto: AFP PHOTO / ALBERTO PIZZOLI )

 O papa Bento XVI mudou as regras do conclave que vai eleger seu sucessor, de forma que os cardeais podem adiantar a data do início da reunião se todos chegaram a Roma antes da transição de 15 dias que costuma separar dois pontificados.

Bento XVI assinou o documento, divulgado nesta segunda-feira, com algumas alterações em relação à lei de 1996 do Vaticano que regula a eleição de um novo papa. Trata-se de um dos último atos do papa antes da renúncia, na quinta-feira.

"Deixo, no entanto, ao Colégio de Cardeais a faculdade de antecipar o início do conclave se for constatada a presença de todos os cardeais eleitores no Vaticano", afirma o texto do decreto papal, escrito em latim.

O papa também decidiu entregar "exclusivamente" a seu sucessor o relatório secreto elaborado por três cardeais sobre o vazamento de documentos confidenciais do pontífice, o escândalo conhecido como "Vatileaks".

A data do início do conclave é importante porque a Semana Santa começa em 24 de março, sendo a Páscoa no dia 31 de março. Para que um novo papa já tenha sido escolhido durante o mais solene período litúrgico da igreja, ele teria de ser empossado até domingo, 17 de março, uma data muito apertada caso o conclave tenha início apenas no dia 15 de março.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)