(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Maduro nega que haja instabilidade na Venezuela

Declarações controversas e um absoluto silêncio sobre o estado de saúde do chefe de governo venezuelano preocupa a nação vizinha


postado em 24/02/2013 07:00 / atualizado em 24/02/2013 07:40


Caracas – O governo venezuelano afirmou que o presidente Hugo Chávez, hospitalizado em Caracas desde segunda-feira, revisou na sexta-feira temas do Executivo com assessores e desmentiu os boatos que circularam na internet sobre uma suposta situação de instabilidade política e militar. “O presidente segue com a “assistência de uma cânula (traqueal) para apoiar-se na respiração e se comunicou conosco (...) por distintas vias escritas para dar orientações de governo”, afirmou o vice-presidente Nicolás Maduro após uma reunião de cinco horas e meia com Chávez no hospital militar. Maduro, que fez a declaração à meia-noite para o canal oficial VTV no hospital militar, informou que, ao lado de altos funcionários do governo, abordou com Chávez diversos temas, especialmente da área econômica e de defesa.

As declarações do vice-presidente reforçaram os desmentidos do ministro da Comunicação, Ernesto Villegas, sobre boatos que circularam durante a noite no Twitter sobre uma suposta crise de instabilidade política e militar em Fuerte Tiuna, a principal instalação militar da capital. “Estou na entrada do Hospital Militar. Tudo tranquilo. Assim como em Fuerte Tiuna, segundo notícias de lá. Que viva Chávez!”, escreveu no Twitter Villegas. Segundo Villegas, o tratamento da “doença principal” – o câncer na sua região pélvica – continua sem “reações adversas significativas por hora”. Uma das mensagens que circulou afirmava: “Estão fechados os acessos a Miraflores (sede da Presidência) e há problemas em Fuerte Tiuna”, em um texto escrito no Twitter federicoalves.

Chávez, de 58 anos e há 14 no poder, retornou a seu país de forma surpreendente na madrugada de segunda-feira, depois de permanecer mais de duas semanas hospitalizado em Havana, onde foi operado pela quarta vez de um câncer – do qual nunca revelou a gravidade – desde meados de 2011. Desde então, o presidente não foi ouvido ou visto em um vídeo, ao mesmo tempo que o governo divulga boletins médicos esporádicos. Os problemas de saúde impediram o presidente de tomar posse em 10 de janeiro, depois da reeleição de outubro de 2012 para um terceiro mandato de seis anos.

Em janeiro, a Assembleia Nacional concedeu ao presidente uma permissão indefinida de ausência do país para tratar a doença, enquanto o Tribunal Supremo de Justiça autorizou a posse quando Chávez estiver em condições. Chávez nomeou Maduro como herdeiro político e candidato do governo no caso de uma eventual nova eleição.

Os venezuelanos, acostumados com o drama e a especulação sobre a saúde de Chávez desde que seu câncer foi detectado, em junho de 2011, agora se perguntam se ele é capaz de se recuperar e voltar à ativa, ou se pode renunciar e tentar garantir a eleição de seu vice. Alguns acham que ele pode simplesmente ter voltado para morrer em casa.

Contraofensiva do vaticano

O Vaticano iniciou ontem uma verdadeira contraofensiva para rebater “informações falsas”, “boatos” e “calúnias” publicadas pela imprensa sobre uma trama de corrupção, tráfico de influências e sexo na Cúria Romana, que seriam uma manobra para “condicionar” o Conclave que escolherá o novo papa.

“Se no passado eram as chamadas potências, ou seja os Estados, que queriam condicionar a eleição do pontífice, hoje se trata de envolver a opinião pública”, lamenta em um comunicado a Secretaria de Estado, assinado pelo cardeal Tarcisio Bertone. “Muitos aproveitam o momento de surpresa e desorientação, após o anúncio da renúncia do papa Bento XVI para semear a confusão e desprestigiar a Igreja”, divulgou a Rádio Vaticano.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)