(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Policía mexicana apreende canhão caseiro para lançar drogas aos EUA


postado em 21/02/2013 22:40

Traficantes de drogas mexicanos construíram um canhão caseiro para atirar pacotes com drogas da cidade de Mexicali (noroeste) para Calexico (Califórnia, sudoeste dos Estados Unidos), disse esta quinta-feira um comando policial local à AFP, depois que o artefato foi apreendido.

A operação foi realizada depois que agentes da Patrulha Fronteiriça dos Estados Unidos alertaram em recente reunião bilateral às autoridades mexicanas sobre esta forma de tráfico, disse à AFP Marco Carrillo, diretor de polícia de Mexicali, no estado da Baja Califórnia.

Após tomar conhecimento, autoridades dos dois países "montaram operações dos dois lados da fronteira para localizar as áreas e os horários por onde os supostos narcotraficantes lançavam os pacotes de drogas, principalmente de maconha", acrescentou Carrillo.

Os oficiais mobilizados em um ponto próximo à fronteira de Mexicali viram ao longe vários indivíduos que, ao perceber a presença dos militares, fugiram sem levar o artefato, que apresentava sinais de ter sido usado em várias oportunidades.

O canhão, com peso aproximado de 1,8 tonelada e composto de um cilindro de plástico e base também cilíndrica de metal, está montado na caçamba de uma caminhonete.

"O cilindro base tinha adaptada uma mangueira que estava ligada a um compressor que, por sua vez, estava ligado ao motor do veículo, assim era o propulsor para disparar os pacores", explicou Carrillo.

Em janeiro de 2011, autoridades mexicanas descobriram que narcotraficantes usavam uma catapulta para lançar drogas ao território americano.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)