(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Candidato conservador lidera eleições no Chipre


postado em 17/02/2013 18:40 / atualizado em 17/02/2013 18:42

Nicos Anastasiadis, candidato do principal partido conservador, ficou em primeiro lugar (45,4%) nas eleições presidenciais cipriotas, realizadas neste domingo, e enfrentará no segundo turno, em 24 de fevereiro, Stavros Malas (26,9%), apoiado pelos comunistas no poder, segundo os resultados definitivos.

As pesquisas de boca de urna davam a Anastasiadis, um advogado de 66 anos e veterano da política cipriota, 51% dos votos, o que provocou uma explosão de alegria nas ruas de Nicósia, mas a tranquilidade retornou após o anúncio dos resultados oficiais.

A votação aconteceu em um contexto de crise econômica profunda e paralisação das negociações sobre uma eventual reunificação da ilha, dividida desde a invasão turca, em 1974.

O Chipre, cuja saída da recessão econômica não é esperada até 2015, e onde o desemprego ronda os 15%, negocia desde junho com FMI, Comissão Europeia e Banco Central Europeu um plano de resgate de 17 bilhões de euros, o equivalente a seu PIB anual. Desta quantia, 10 bilhões seriam para seus bancos, muito expostos à crise da dívida grega.

Anastasiadis, líder do partido Disy, apresentou-se durante a campanha como o mais capaz de negociar o empréstimo internacional, considerado crucial para a sobrevivência da ilha, e disse que está determinado a obtê-lo, embora deva, para isso, haver uma austeridade ainda maior.

Também foi o único a apoiar, em 2004, o plano de reunificação proposto pela ONU, aceito pelos turco-cipriotas, mas rejeitado pelos greco-cipriotas, o que lhe valeu críticas que o levaram a propor um consenso político sobre o tema.

Segundo autoridades eleitorais, 83% dos 545 mil eleitores foram às urnas, menos do que nas eleições anteriores, em que a participação superou 90%.

O voto é obrigatório no Chipre, embora a lei seja cada vez menos aplicada.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)