(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Arquidiocese de Belo Horizonte se diz surpresa com a renúncia do Papa Bento XVI

O arcebispo metropolitana da capital mineira, Dom Walmor de Oliveira de Azevedo fez elogios ao papa em nota divulgada na tarde desta segunda-feira à imprensa


postado em 11/02/2013 16:24 / atualizado em 11/02/2013 17:29

Papa Bento XVI anunciou, nesta segunda-feira, que vai deixar o cargo no fim de fevereiro(foto: AFP Photo / Patrick Hertizog)
Papa Bento XVI anunciou, nesta segunda-feira, que vai deixar o cargo no fim de fevereiro (foto: AFP Photo / Patrick Hertizog)

A Arquidiocese de Belo Horizonte recebeu com surpresa o anúncio da renúncia do Papa Bento XVI, que afirmou deixar o cargo em 28 de fevereiro por "não ter mais forças". O arcebispo metropolitana da capital mineira, Dom Walmor de Oliveira de Azevedo, informou, em nota, que a notícia comove revestindo nossos corações de gratidão imorredoura pelo rico e evangélico pontificado do Papa”

No documento, Dom Walmor também elogia o trabalho feito por Bento XVI. “ A lucidez da sua inteligência e sua intimidade profunda com Deus, seu Pai em Cristo pelo Espírito, neste Ano da Fé, impulsiona a Igreja e a remete para a fonte mais límpida de seu Mestre e Senhor. De coração aberto, orantes e confiantes, caminhamos como Igreja e com a Igreja, iluminados pela generosa fé lúcida da pessoa amiga do Papa Bento XVI, buscando sempre a razão de ser do nosso discipulado na vontade do nosso Deus. Em comunhão, bendizemos a Deus", comentou o arcebispo.

Veja imagens do papa Bento XVI

Com 85 anos, Bento XVI justificou que a idade avançada o motivou a deixar o cargo ao "não ter mais forças" para comandar o Vaticano."Por isso, bem consciente da gravidade deste ato, com plena liberdade, declaro que renuncio ao ministério de Bispo de Roma, Sucessor de São Pedro, que me foi confiado pela mão dos Cardeais em 19 de Abril de 2005, pelo que, a partir de 28 de fevereiro de 2013, às 20h horas, a sede de Roma, a sede de São Pedro, ficará vaga e deverá ser convocado, por aqueles a quem tal compete, o Conclave para a eleição do novo Sumo Pontífice", informou o papa por meio de uma carta.

A decisão pegou de surpresa até as pessoas mais próximas a Bento XVI, que em 2012 enfrentou um escândalo depois que seu mordomo vazou documentos confidenciais da Santa Sé para a imprensa. Casos de pedofilia também voltaram a ter destaque e em janeiro de 2013 documentos divulgados pelo jornal Los Angeles Times mostraram lideres da igreja discutindo como encobrir supostos crimes de sacerdotes na Califórnia na década de 1980.

Além de Joseph Ratzinger, o papa Bento XVI, mais três pontífices renunciaram ao cargo: Gregório XII, em 1415; Celestino V, em 1294; e Ponciano, em 235. Em 1415, o papa Gregório XII abdicou do cargo, depois de cinco anos no poder, durante o Cisma do Ocidente, conflitos entre Roma e Pisa, na Itália, e Avignon, na França, sobre a sucessão e o local de residência dos papas – solucionado depois da renúncia, em 1418, com o Concílio de Constança. À época, havia uma disputa entre três autoridades da Igreja que se auto-intitulavam papas. Gregório XII foi um dos papas eleitos em idade mais avançada, com 90 anos.

Jornada Mundial da Juventude

O arcebispo do Rio de Janeiro, dom Orani Tempesta, disse segunda-feira que os preparativos para a Jornada Mundial da Juventude não serão modificados pela renúncia feito nesta manhã pelo papa Bento XVI. A prefeitura do Rio também emitiu uma nota garantindo que o evento, marcado para os dias 23 a 28 de julho, está mantido.

Com Agências


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)