(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Salão de Detroit começa otimista e com novo Corvette


postado em 14/01/2013 16:55

O salão do automóvel de Detroit começou nesta segunda-feira em meio a fortes aumentos das vendas e um renovado otimismo no setor nos EUA, que presencia o nascimento do novo Corvette, o mítico modelo da GM.

"O ambiente será muito bom", disse Dave Sergeant, analista da JD Power. "A indústria está encerrando um ano razoavelmente bom e este ano deve ser melhor", informou.

As vendas nos Estados Unidos devem subir entre 15 e 16 milhões de veículos após o aumento de 13%, a 14,5 milhões em 2012, o maior desde 1984.

As três grandes de Detroit - GM, Ford e Chrysler - voltaram a ter receitas consideráveis, após anos de dolorosas reestruturações, e voltaram a chamar atenção para seus produtos.

Contudo, seus competidores asiáticos e europeus estão investindo muito nos Estados Unidos em busca de sua parcela de um mercado que cresce, enquanto China e Brasil se desaceleram e a demanda é reduzida na Europa.

"Os produtos são os melhores que os consumidores já viram em muito tempo", disse à AFP Jesse Toprak, analista do site especializado em carros TrueCar.com. O Cadillac esportivo ATS, um sedã compacto de luxo, ganhou o prêmio de "carro do ano" nesta segunda-feira, uma tradição do começo do salão de Detroit.

No entanto, o que mais atraiu as atenções foi o lançamento da nova versão de um modelo mítico: o Corvette da Chevrolet.

A GM fez o lançamento ganhar destaque dando a esta versão do escultural e poderoso carro o nome de Corvette Stingray, o mesmo nome da icônica versão de 1963, uma das preferidas pelos fãs.

Trata-se, contudo, de um veículo renovado, que tem pouco em comum com a geração anterior do Corvette.

"A alma de nossa empresa está colocada aqui no Corvette", disse o presidente da GM para a América do Norte, Mark Reuss. "Este carro é a razão pela qual trabalho na GM", disse, mencionando a histórica imagem desse carro.

A última edição do modelo datava de 2005.

O Corvette C7 (por sua geração) é a principal atração do salão de Detroit este ano, afirmou Jesse Toprak, analista do site especializado TrueCar.com.

Trata-se da versão "mais potente produzida, com 450 cavalos de força" e "capaz de chegar a 100 km/h em menos de quatro segundos", prometeu a GM em um comunicado.

Mas nem tudo são flores para a General Motors (GM). A montadora anunciou ter perdido o seu primeiro lugar nas vendas em nível mundial no ano de 2012 para a japonesa Toyota, apesar de um crescimento das vendas de 2,9% a 9,2 milhões de unidades.

Quanto à novidades, a Daimler, dona da Mercedes Benz, apresentou um novo modelo compacto esportivo e de menor preço, o Mercedes CLA coupé, destinado aos jovens.

Esses veículos competirão com carros de luxo esportivos da Audi, BMW ou Shelby.

Os motoristas que buscam uma eficiência maior de consumo terão um amplo leque de opções, em um momento em que os carros híbridos - que funcionam com mais de uma fonte possível de energia - ganham espaço, assim como os carros a diesel e elétricos, ao mesmo tempo que os motores à gasolina melhoram para se adequar às novas normas oficiais.

Apesar disso, os híbridos e outros veículos com motores não tradicionais, representam apenas 3% do mercado nos EUA.

Mais de 50 novos modelos serão apresentados durante o primeiro e segundo dia do show nesta segunda-feira e na terça.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)