(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Giro pelo Mundo


postado em 14/12/2012 00:12 / atualizado em 14/12/2012 08:04

COREIA DO NORTE
Satélite entrou em órbita programada

O satélite norte-coreano lançado a bordo de um foguete de longo alcance na quarta-feira está orbitando a Terra normalmente. A informação foi divulgada pelo Ministério da Defesa da Coreia do Sul, que admitiu o sucesso do lançamento e informou que que o satélite orbita o planeta a uma velocidade de 7,6 quilômetros por segundo, embora sua missão seja desconhecida. O Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU), que já puniu várias vezes a Coreia do Norte por desenvolver um programa nuclear, condenou o lançamento de quarta-feira e disse que vai estudar "uma resposta apropriada". O governo do ditador Kim Jong-un, no entanto, mantém o tom desafiador e, segundo a Coreia do Sul, parece se preparar para um novo teste nuclear.

 CHINA/JAPÃO
Tóquio condena invasão

O Ministério da Defesa do Japão afirmou que um avião chinês sobrevoou um arquipélago disputado por Tóquio e Pequim. As autoridades chinesas dizem que a manobra das aeronaves de vigilância foi normal. Os dois países disputam com Taiwan o controle das ilhas, chamadas de Senkaku pelos japoneses, Diaoyu pelos chineses e Tiaoyutai pelos taiwaneses. Os governos acreditam que o arquipélago, pertencente a um proprietário japonês, tenha reservas de gás natural e petróleo. Logo após o incidente, a Força Aérea de Autodefesa japonesa enviou, minutos depois, caças F-15 à região para repelir os aviões de patrulha chineses. O Japão fez uma queixa formal contra a China.

 ITÁLIA
2.850

É o número de imóveis ocupados ilegalmente em Roma. Diante da crise financeira e do desemprego, milhares de jovens italianos recorrem às ocupações para morar na capital

 R. D. CONGO
Antes do início das negociações de paz entre o governo da República Democrática do Congo (RDC) e o movimento rebelde M23, a agência Associated Press teve acesso a um documento que lista as exigências  feitas pelos insurgentes. No texto, o M23 exige a renúncia do presidente da RDC, Joseph Kabila, e quer retomar o controle da cidade de Goma, desocupada recentemente. Os rebeldes exigem ainda a dissolução da Assembleia Nacional, o estabelecimento de um governo provisório e a preparação de novas eleições, primeiro regionais e depois nacionais.

 TROTE REAL
A enfermeira Jacintha Saldanha, de 46 anos, que cuidou da mulher do príncipe William, Kate Middleton, foi encontrada enforcada pela polícia londrina, na sexta, segundo relatório da necropsia divulgado ontem. Saldanha morreu três dias depois de ter atendido um trote feito por uma rádio australiana à mulher do príncipe, que foi internada no Hospital Rei Eduardo VII na semana passada após uma indisposição causada por sua gravidez. O órgão responsável pela fiscalização da mídia australiana anunciou que lançou uma investigação sobre o trote da rádio 2DayFM ao hospital e quer verificar as normas de radiodifusão da emissora. 

 UCRÂNIA
Em sessão marcada por troca de agressões entre deputados da oposição e do partido no poder, o novo Parlamento ucraniano confirmou em suas funções o primeiro-ministro Mykola Azarov, um burocrata fiel ao presidente Viktor Yanukovich.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)