(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Justicia chinesa abre instrução contra ex-dirigente Bo Xilai


postado em 26/10/2012 15:09

A justiça chinesa abriu nesta sexta-feira uma instrução por uma série de acusações contra o ex-dirigente Bo Xilai, privado no mesmo dia de sua imunidade parlamentar, anunciou a agência oficial Nova China.

"A investigação está em andamento", disse a agência citando um comunicado do gabinete do Procurador Supremo. Bo Xilai, ex-membro do Burô Político do Partido Comunista, deverá responder a acusações de corrupção generalizada e abuso de poder, entre outras.

Mais cedo, Bo Xilai foi excluído da Assembleia Nacional Popular (ANP), controlada pelo Partido Comunista Chinês (PCC), perdendo assim sua imunidade parlamentar.

Esta decisão abriu caminho para o julgamento de Bo, ex-membro do escritório político do PCC de 63 anos e que esteve envolvido no maior escândalo político e financeiro dos últimos anos na China.

O ex-líder chinês deve responder na justiça várias acusações, entre elas a de corrupção generalizada quando administrava a cidade de Chongqing.

O chinês em desgraça também é acusado de ter mantido relações sexuais "impróprias" com várias mulheres, de cometer "graves erros e de ter abusado de seu poder no caso do homicídio culposo envolvendo (seu ex-colaborador) Wang Lijun e (sua esposa) Gu Kailai.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)