(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Emissário da ONU afirma que conflito se agravou na Síria


postado em 24/09/2012 15:05

O emissário da ONU e da Liga Árabe, Lakhdar Brahimi, declarou nesta segunda-feira diante do Conselho de Segurança que o conflito na Síria está se agravando e que o país enfrenta uma crise alimentar crescente, indicaram embaixadores.

Brahimi também declarou aos 15 países membros do Conselho que o regime sírio estima em 5.000 o número de estrangeiros que aderiram aos combates e que retrata a guerra civil como "uma conspiração estrangeira", declararam à AFP embaixadores presentes na reunião.

O ex-ministro das Relações Exteriores da Argélia, que reportou ao Conselho os resultados de sua recente visita à Síria, durante a qual se reuniu com o presidente Bashar al-Assad, traçou uma imagem obscura do conflito, que já provocou a morte de 29.000 pessoas em 18 meses, segundo o Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH).

Ao Conselho, ele afirmou que a tortura de prisioneiros se tornou um hábito e que os sírios temem ir para os hospitais, que estão nas mãos das forças do regime.

De acordo com Lahimi, 1,5 milhão de pessoas fugiram de suas casas e o país tem enfrentado a escassez de alimentos porque as plantações foram destruídas pelos combates entre rebeldes e o Exército regular.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)