(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Funcionários de zoológico na Indonésia tentam fazer com que orangotango pare de fumar

Vício da primata Tori por cigarros é alimentado pelos próprios visitantes


postado em 27/07/2012 11:10 / atualizado em 27/07/2012 12:56

(foto: AFP PHOTO / CENTRE FOR ORANGUTAN PROTECTION )
(foto: AFP PHOTO / CENTRE FOR ORANGUTAN PROTECTION )

Tori, uma fêmea orangotango que vive no zoológico de Jacarta, na Indonésia, foi transferida de sua jaula por motivo de saúde. A ameaça é causada pelo vício em cigarros: segundo funcionários, a primata de 15 anos de idade fuma regularmente há pelo menos uma década. Os cigarros são atirados pelos próprios visitantes, uma vez que a dependência pela nicotina transformou o animal em uma espécie de atração local.

Veja mais fotos da fêmea Tori

A fêmea teria começado a manusear guimbas após ver os visitantes fumando, em um ato natural de imitar gestos humanos. Com o tempo, a primata teria começado a pedir cigarros às pessoas, levando os dois dedos à boca. Ativistas denunciam que Tori fica agressiva e atira objetos em direção ao público quando não recebe as "doações".

Para livrar a primata do vício, os funcionários a transferiram para uma pequena ilha fora do alcance de visitantes. O local tem grandes árvores e balanços de corda, que podem fazer com que a fêmea esqueça os cigarros com mais facilidade. O companheiro de Tori, chamado de Didik, também foi levado para o recanto. Ele é novo no zoológico e não fuma.

O fumo é um vício muito comum na Indonésia. As estatísticas do país apontam que 70% da população masculina do país em idade adulta é adicta ao tabagismo. Os funcionários vinham tentando impedir que os visitantes jogassem cigarros para Tori, montando guarda em frente à jaula, mas sempre aparecia alguém para atirar uma guimba pelas grades.

 

(foto: AFP PHOTO / FILES / ANWAR MUSTAFA )
(foto: AFP PHOTO / FILES / ANWAR MUSTAFA )
 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)