(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Líbia tem eleição histórica com 60% de participação e tensões no Leste


postado em 07/07/2012 19:58

Os líbios compareceram neste sábado às urnas para sua primeira eleição nacional após várias décadas de ditadura sob o comando de Muammar Kadhafi , morto em 2011, em uma votação histórica, que contou com 60% de participação e foi marcada por um assassinato a tiros e tentativas de sabotagem por parte de militantes do leste do país.

(foto: REUTERS/Zohra Bensemra )
(foto: REUTERS/Zohra Bensemra )

"Continuamos recebendo os informes (dos colégios eleitorais), mas sabemos que a quantidade de votos alcançou 1,6 milhão, ou seja, 60% dos inscritos", declarou o presidente da Comissão Eleitoral, Nuri al-Abar em uma coletiva de imprensa, ao apresentar os dados preliminares.

Oito meses depois do final do conflito armado que provocou a queda e a morte de Kadhafi, cerca de 2,7 milhões de eleitores foram convocados para eleger os cerca de 200 membros do chamado Congresso Nacional Geral, uma assembleia de transição na qual os islamitas esperam ter o mesmo bom resultado que seus vizinhos de Tunísia e Egito.

Essa sessão histórica, no entanto, foi marcada pela morte de uma pessoa - e outra ficou ferida -, quando um homem que ainda não foi identificado abriu fogo nas proximidades de um colégio eleitoral no leste do país, conforme informou um policial à AFP. O ataque aconteceu na cidade de Ajdabiya, palco de numerosos incidentes durante os comícios.

Segundo o chefe da Comissão Eleitoral, Nuri al-Abbar, 1,2 milhão de pessoas haviam votado até às 16H00 local (14H00 GMT; 11H00 de Brasília), ou seja, 40% do padrão eleitoral. Às 20H00, os centros de votação começaram a fechar em Trípoli e em Benghazi (leste), foco da revolução, constatou à AFP.

Ao final da tarde, 98% dos colégios eleitorais ainda funcionavam normalmente. Pouco antes, foi anunciado que uma centena deles, sobre um total de 1.554, não puderam abrir devido a atos de sabotagem, principalmente no leste do país. O vice-ministro do Interior, Omar al Jadhraui, afirmou que as autoridades controlavam a situação na região. Os resultados preliminares devem ser anunciados "a partir de segunda ou terça-feira", disse a comissão.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)