A ONU alertou nesta quarta-feira o Uruguai que a legalização da maconha proposta pelo presidente José Mujica significaria uma "violação" da Convenção das Nações Unidas sobre Drogas.
Fedotov acrescentou que não tinha visto uma confirmação oficial do anúncio do governo uruguaio, apenas informações da imprensa a respeito.
O governo uruguaio propôs no dia 20 de junho legalizar, produzir e distribuir maconha para reduzir a violência associada ao narcotráfico, em uma iniciativa pioneira na América Latina, a região mais atingida por mortes relacionadas às drogas.
A ONU apresentou na terça-feira seu relatório anual sobre drogas ilícitas e informou que 200 mil pessoas por ano morrem em decorrência do consumo.
Segundo o estudo, a maconha foi a droga mais consumida em 2011, com cerca de 224 milhões de consumidores em todo o mundo.
