(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Sarkozy pede a canais que não exibam vídeo de atirador de Toulouse


postado em 27/03/2012 07:25 / atualizado em 27/03/2012 07:40

"Peço aos diretores de todos os canais que não os exibam sob nenhum pretexto", afirmou Sarkozy em um discurso para policiais e magistrados (foto: AFP PHOTO KENZO TRIBOUILLARD )


O presidente francês, Nicolas Sarkozy, pediu nesta terça-feira aos canais de televisão que não exibam sob nenhum pretexto os vídeos dos crimes cometidos pelo jihadista Mohamed Merah e que foram recebidos pela emissora Al-Jazeera (Qatar). "Peço aos diretores de todos os canais que não os exibam sob nenhum pretexto", afirmou Sarkozy em um discurso para policiais e magistrados.

O canal Al Jazeera, que recebeu um pen-drive com os vídeos filmados por Mohamed Merah, anunciou que decidirá nesta terça-feira se exibirá ou não as imagens.

A família de Jonathan Sandler, o professor da escola judaica de Toulouse assassinado ao lado dos dois filhos por Mohamed Merah, também pediu que as imagens não sejam divulgadas. "A família pede a todos os meios de comunicação que não exibam o vídeo e respeitem sua dor e luto", afirmou à AFP o advogado da família, Patrick Klugman. "

Vamos recorrer a todos os meios judiciais possíveis para impedir tal difusão", acrescentou. "Eu peço que não mostrem estas imagens. É meu filho que morreu, um filho de 30 anos. E quere mostrar isto como se fosse um filme. Por favor, não quero ver isto", declarou à AFP Latifa Ibn Ziaten, mãe de um dos soldados assassinados por Merah.

Mohamed Merah, francês de origem argelina, de 23 anos, que tinha um histórico de delinquência juvenil, se converteu ao jihadismo, viajou ao Paquistão e Afeganistão e alegava integrar a Al-Qaeda, matou entre 11 e 19 de março três militares, três crianças e um professor de religião nas cidades de Toulouse e Montauban, sudoeste da França.

O atirador foi morto em 22 de março em um tiroteio com a polícia durante uma operação contra o apartamento noa qual estava entrincheirado. Ele filmou os crimes com uma pequena câmera que transportava presa ao corpo.

Também nesta terça-feira, o chanceler francês respondeu a ameaça do pai de Merah de processar a França. "Se fosse o pai de tal monstro, em ficaria calado pela vergonha", afirmou o ministro Allain Juppé.

Na segunda-feira à noite, Mohamed Benalel Merah afirmou à AFP que entraria na justiça contra o governo da França pela morte do filho.

O conselheiro especial do presidente Nicolas Sarkozy, Henri Guaino, considerou "indecente" a intenção do pai de Mohamed Merah.

Além disso, a família de Merah, dividida a respeito do local do enterro, solcitará o traslado do corpo para a Argélia, em respeito ao desejo da mãe do atirador.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)