(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Romeno filma a viagem de um ônibus espacial de Lego até a estratosfera


postado em 08/03/2012 16:59 / atualizado em 08/03/2012 17:07

Peças do brinquedos foram coladas para resistir ao forte vento e ao frio(foto: Reprodução Youtube)
Peças do brinquedos foram coladas para resistir ao forte vento e ao frio (foto: Reprodução Youtube)

Um jovem romeno de 18 anos filmou a viagem de um ônibus espacial de Lego para a estratosfera. A pequena nave foi amarrada a um balão de hélio e lançada no fim de 2011 junto a uma caixa especialmente projetada para filmar a odisseia. O brinquedo alcançou 35 mil metros de altura e retornou a terra a 240 quilômetros de distância do local de lançamento.

Todos os preparativos e os itens usados para registrar o voo foram relatados no site microblade.blogspot.com, pelo idealizador do projeto, Raul Odaia. Raul contou ter tido o apoio do empresário australiano, Steven Sammartino, de 38 anos, que conheceu pela internet e ofereceu ajuda técnica e financeira ao projeto.

Os blocos de Lego foram colados com supercola para resistir ao frio extremo e aos fortes ventos encontrados em grandes altitudes e que podem chegar a mais de 500 quilômetros por hora.

As imagens foram feitas por uma câmera para esportes radicais e o resgate foi possível graças a um GPS acoplado em uma caixa de isopor amarrada ao balão. O equipamento foi recuperado em uma floresta na Alemanha e segundo o Raul atingiu mais de 18 mil metros em menos de meia hora.

Raul Odaia agora tenta arrecadar dinheiro para lançar novos projetos e faz uma enquete sobre qual devem ser os objetos lançados no espaço. As possibilidades incluem uma réplica da nave "Estrela da Morte" do filme Guerra nas Estrelas e um boneco de Buzz Lightyear, personagem da animação Toy Story. Para os novos lançamentos ele tenta levantar 5 mil dólares.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)