(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Mianmar acerta cessar-fogo com um dos maiores grupos armados birmaneses


postado em 03/12/2011 12:24

YANGUN - O governo de Mianmar chegou a um acordo de cessar-fogo com um dos principais grupos armados das minorias étnicas que há décadas lutam por autonomia, em mais um sinal de abertura do novo regime civil em relação aos opositores.

O acordo foi assinado na sexta-feira por representantes do Exército do Estado de Shan do Sul (nordeste do país, minoria étnica shan) e as autoridades locais, informou à AFP Hla Maung Shwe, fundador da organização Myanmar Egress, que participou na cerimônia da assinatura de cessar de hostilidades.

"É o primeiro grupo que assinou um acordo de paz entre os cinco com que já nos encontramos", explicou, dizendo ainda que os outros quatro grupos representam as minorias karen, kachin, karenni e chin.

Segundo Shwe, o atual ministro das Ferrovias também esteve presente na assinatura do acordo. Este mesmo ministro participou no mês passado nas primeiras discussões de paz com grupos rebeldes, segundo um representante desses grupos.

Esta informação não foi confirmada nem desmentida pelas autoridades birmanesas ou pelo grupo armado.

Com 9% da população total do país, os shan são o segundo maior grupo étnico, depois da maioria birmanesa, e o Exército do Estado de Shan do Sul é um dos maiores grupos rebeldes em ação, com milhares de combatentes.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)