(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Radiação de Fukushima circulou o planeta

Resultados mostram que o oceano foi mais contaminado que a terra


postado em 17/11/2011 07:20 / atualizado em 17/11/2011 08:46

Estima-se que levará décadas até que os milhares de habitantes que tiveram de deixar a zona de exclusão de 20 quilômetros ao redor da usina possam retornar para suas casas(foto: REUTERS/David Guttenfelder/Pool )
Estima-se que levará décadas até que os milhares de habitantes que tiveram de deixar a zona de exclusão de 20 quilômetros ao redor da usina possam retornar para suas casas (foto: REUTERS/David Guttenfelder/Pool )


A maior parte do vazamento radioativo que resultou do acidente na usina nuclear de Fukushima caiu no oceano e circulou o planeta, disseram pesquisadores japoneses. Até 80% do césio liberado pela usina Daiichi caiu no Oceano Pacífico e viajou pelos oceanos ao redor do mundo, afirmaram cientistas do Instituto de Pesquisa Meteorológica. "O resto caiu na terra", em Fukushima e no entorno, disse Hiroshi Takahashi, pesquisador do instituto em Ibaraki, nordeste de Tóquio. "Os resultados mostram que o oceano foi mais contaminado que a terra, embora dados recentes tenham mostrado que a poluição oceânica resultante do acidente ficou bem abaixo dos níveis que afetam os seres humanos", disse Takahashi.

Pesquisadores afirmam que os materiais radioativos, incluindo o césio-137, um isótopo com meia-vida de mais de 30 anos, foram amplamente dispersados quando entraram nos oceanos e cada partícula mediria menos de um micrômetro - um sétimo do tamanho de um glóbulo vermelho do sangue humano.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)