(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Afeganistão quer recuperar soberania

Presidente afegão quer o fim das revistas das tropas americanas e da Otan nas residências afegãs e o abandono das operações noturnas


postado em 16/11/2011 07:42 / atualizado em 16/11/2011 08:15

O Afeganistão quer recuperar a soberania nacional o mais rápido possível, afirmou nesta quarta-feira o presidente Hamid Karzai na grande assembleia tradicional (Loya Jirga) reunida em Cabul para debater o futuro das relações com os Estado Unidos, cujas forças militares ocupam o país.

As relações entre Afeganistão e Estados Unidos, que mantêm 100 mil soldados no país, devem ser "as de dois países independentes", declarou Karzai para os 2 mil delegados da Loya Jirga.

O governo afegão negocia atualmente uma associação estratégica com os Estados Unidos que deve definir as condições da presença americana no país após a retirada das tropas estrangeiras, prevista para o fim de 2014, e a eventual manutenção das bases americanas em território afegão. "Queremos nossa soberania e a queremos agora", disse Karzai no discurso de abertura da assembleia tradicional. "Se os Estados Unidos querem bases militares, permitiremos. Isto nos interessa, receberemos dinheiro e nossas forças serão formadas", completou.

Entre as condições apresentadas por Karzai para esta aliança estratégica estão o fim de revistas das tropas americanas e da Otan nas residências afegãs e o abandono das operações noturnas.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)