(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Farc afirmam que luta continua após morte de líder


postado em 06/11/2011 08:26

A guerrilha colombiana das Farc assegurou neste sábado que continuará com sua luta, apesar dos chamados à desmobilização feitos pelo governo, após a morte de seu líder Alfonso Cano em uma operação militar na sexta-feira, segundo um comunicado divulgado na internet pela agência Anncol.

"A paz na Colômbia não nascerá de nenhuma desmobilização guerrilheira, e sim da abolição definitiva das causas que dão origem ao levante. Há uma política definida e essa é a que continuará", disse o comunicado assinado pelo Secretariado (dirigência) do grupo insurgente, datado no sábado e que afirma que "morreu o camarada e comandante Alfonso Cano".

Cano, cujo verdadeiro nome era Guillermo León Sáenz, morreu na sexta-feira em um confronto com o Exército em uma região montanhosa do município de Suárez, no departamento (província) de Cauca (sudeste), que se seguiu a um bombardeio da Força Aérea no local onde o chefe rebelde se encontrava.

"Não será esta a primeira vez em que os oprimidos e explorados da Colômbia choram um de seus grandes líderes. Nem tampouco a primeira em que o substituirão com a coragem e a convicção absoluta na vitória", afirmaram os chefes rebeldes no comunicado.

O documento foi divulgado pouco depois do presidente Juan Manuel Santos afirmar que as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc, marxistas) chegaram ao seu "ponto de inflexão", após convidar os insurgentes à desmobilização.

Em um discurso transmitido pela televisão, Santos também afirmou que a cúpula da organização rebelde "irá se desmoronando como um castelo de cartas" porque "este golpe certeiro não será o único".

Cano assumiu a liderança das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) após a morte do fundador e líder máximo desta organização, Manuel Marulanda (conhecido como "Tirofijo"), que, segundo porta-vozes do grupo, faleceu após um infarto em março de 2008.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)