(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Jobs adiou cirurgia por nove meses depois de descobrir câncer

Empresário buscou tratamento alternativo antes de ser operado por desconfiar da medicina tradicional


postado em 21/10/2011 15:55 / atualizado em 21/10/2011 16:09

Steve Jobs adiou por nove meses uma cirurgia após descobrir, em outubro de 2003, um tumor neuroendócrino - um tipo relativamente raro de câncer pancreático que não evolui tão rápido e, portanto é mais fácil de tratar. O cofundador da Apple preferiu tentar combater a doença por meio de dietas vegetarianas, acupuntura, remédios à base de ervas e outros tratamentos que ele buscou na internet, além de consultar um vidente. Ele também foi influenciado por um médico que dirigia uma clínica que aconselhava jejuns de sucos, limpezas intestinais e outras abordagens com resultados não comprovados até finalmente ser operado em julho de 2004.


As revelações estão na biografia "Steve Jobs", de Walter Isaacson, que terá lançamento mundial na segunda-feira. "Eu realmente não queria que eles (médicos) abrissem meu corpo, então procurei saber se outras alternativas poderiam funcionar", escreve o autor do livro, citando o cofundador da Apple. Isaacson disse que sentiu em Jobs uma ponta de arrependimento por causa dessa decisão. A revista Fortune divulgou em 2008 que Jobs buscava tratamentos alternativos porque ele suspeitava da medicina tradicional. Após longa batalha contra o câncer, Steve Jobs morreu no último dia 5, aos 56 anos.

Sobre o nome da companhia, Jobs explicou que surgiu de "uma das minhas dietas com frutas". Ele disse que havia voltado de uma fazenda de maças e achou o nome "engraçado, animado e que não intimidava". O livro afirma que os Beatles era uma das bandas preferidas de Jobs e que um dos desejos dele era contar com a banda no iTunes. As músicas dos Beatles passaram a ser vendidas no iTunes no fim de 2010.

A experiência do cofundador da Apple com LSD e em outros aspectos da contracultura dos anos 1960 estão bem documentados. No livro, Jobs diz que o LSD "reforçou minha sensação do que era importante: criar grandes coisas em vez de fazer dinheiro, colocar as coisas no curso da história e da consciência humana tanto quanto eu pudesse".

O livro afirma ainda que Jobs nunca foi um CEO típico. O primeiro presidente da Apple, Mike Scott, foi contratado principalmente para gerenciar Jobs, então com 22 anos. Um das primeiras metas de Scott era fazer Jobs tomar banho com mais frequência, o que não aconteceu, de acordo com a biografia.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)